top of page

Tempo de qualidade: 3 dicas para aproveitar em família

Atualizado: 12 de jun.

O conceito de tempo de qualidade é muito comum na Psicologia. De forma bastante simplificada, podemos resumi-lo como o período em que a atenção e o foco das pessoas estão 100% nas próprias pessoas.

Ou seja, nesse momento, não devem existir distrações, como as redes sociais, games ou compromissos de trabalho. Adultos, crianças e/ou idosos devem estar concentrados e dispostos exclusivamente ao contato físico e afetivo, estreitando laços e aprimorando as relações.

Mas como alcançar esse momento de qualidade? Confira, a seguir, 3 dicas infalíveis para aproveitar com a família.










1. Brincadeiras com as crianças

Embora seja visto apenas como diversão para as crianças, o ato de brincar é indispensável para o crescimento saudável delas.

É durante as brincadeiras que são aprimoradas as habilidades motoras, físicas e mesmo afetivas e sociais dos pequenos. Por isso, para ter um tempo de qualidade com os filhos a dica é brincar com eles.

Confira algumas dicas para se organizar:

  • Separe 1h durante a semana para brincadeiras. Se os dias estiverem muito corridos e atribulados, priorize 2h durante o fim de semana;

  • Você, adulto, deve dar o exemplo e se desligar das telas. Esse tempo de brincar com a criança é só dela;

  • Busque as brincadeiras que a criança mais gosta. E, sim, vale até uma partida no videogame, pois o contato vai ajudar a aproximar vocês;


2. Tempo de qualidade com as viagens em família

Viagens em família são essenciais para a aproximação de pais e filhos e podem ser pensadas, justamente, para criar um tempo de qualidade.

Se já for maiorzinha, vale incluir a criança até mesmo no planejamento da viagem. Crie espaços de conversa e pergunte, por exemplo, os lugares que ela gostaria de conhecer, as atividades que gostaria de desenvolver, etc.

Além das conversas preparatórias, as viagens podem ser bons momentos para criar pequenas dinâmicas em família que geram esse momento de qualidade. Brincadeiras, contação de histórias, leituras e passeios são alguns dos exemplos.


3. Contato com a natureza

Outro momento de qualidade que é possível criar com a família é o contato com a natureza. É possível levar realizar passeios em parques, com piqueniques e brincadeiras ao ar livre.

Passeios de bike e pequenas trilhas, além de aguçar a curiosidade das crianças, ajudam a aproximar a família. Outra dica infalível é realizar visitações a zoológicos, pois são lugares que atraem muito a atenção das crianças e rendem boas histórias.


Resort Ecoar é opção para melhorar tempo de qualidade em família

O Resort Ecoar ajuda você e sua família a aumentarem o tempo de qualidade juntos e reforçarem os laços de amor.

Seja na piscina, jogando bola, explorando as trilhas ou fazendo um piquenique em família, aqui é um lugar para se desconectar do mundo e se conectar com quem realmente importa!


Fale com nossa equipe e comece a planejar hoje o tempo de qualidade da sua família!

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page