5 sinais de que você precisa realizar um detox digital agora mesmo

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas publicado em maio de 2022 mostra que, no Brasil, existem 242 milhões de smartphones. Com mais aparelhos, há mais facilidade de acesso: em 2021, os brasileiros gastaram 3h42m conectados apenas a redes sociais.

Utilizar a internet e, especialmente, as redes sociais por um período excessivo pode gerar efeitos maléficos na saúde física e psicológica. São problemas como ansiedade e depressão, déficit de concentração e até de insônia. Mas como se desligar? Confira algumas dicas!




O que é detox digital?

O detox digital consiste em um afastamento programado e periódico de smartphones, tablets e computadores, pensando, principalmente, em reduzir as horas gastas em redes sociais.

Mas é importante entender que essa prática não visa abolir de vez os smartphones e as redes sociais. Não é esse o objetivo, até porque, com a pandemia, nosso trabalho e nossas relações passaram a ser mediadas também por essas tecnologias.


Sinais de que você precisa fazer um detox

Para ter essa resposta, é imprescindível que a pessoa tenha o acompanhamento de um profissional. Mas há alguns indícios como:

  1. Não conseguir ficar sem o celular;

  2. Não conseguir se concentrar;

  3. Checar o aparelho constantemente para estar sempre atualizado;

  4. Utilizar o celular até na hora de dormir e ter problemas de insônia;

  5. Sentir ansiedade quando vê algumas publicações nas redes sociais.


Como fazer o detox digital?

Como já explicado, o objetivo do detox é desligar-se um pouco das telas e das redes sociais para aliviar os efeitos negativos da exposição excessiva. O ideal é começar com objetivos palpáveis, que a pessoa realmente consiga cumprir.


Comece restringindo períodos de acesso às redes

Um jeito de começar o detox é restringir os períodos de acesso, sobretudo através do celular.

Estabeleça uma meta de não verificar o aparelho 1 hora antes de dormir, durante as refeições e ao acordar, por exemplo.


Limite as notificações

Outro passo importante é limitar as notificações. Vale deixar de recebê-las ou só receber mensagens de pessoas muito próximas e que estão em contato de emergência.


Fique um fim de semana sem entrar nas redes sociais

Outra tática importante é ficar uns dias, como um fim de semana inteiro, sem qualquer contato com as redes sociais.

Para isso, programe outra atividade que ocupe o tempo. Por exemplo, uma viagem para um lugar com integração com a natureza e com espaços de relaxamento.

Uma ótima dica é o Resort Ecoar, no Vale Europeu, que tem uma área de lazer com diversas opções de relaxamento, como jacuzzis e piscinas aquecidas. Além disso, é possível fazer trilhas e piqueniques ao ar livre.

Entre em contato e agende seu detox digital no Ecoar Resort!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo