Receitas afetivas: doces para fazer com os filhos durante as férias

Quando as férias escolares chegam, uma preocupação comum dos pais é que as crianças se divirtam sem ficar o dia todo nas telas.

Para quem quer ficar em casa, uma atividade super interessante é cozinhar. Com a supervisão de adultos, as crianças podem aprender diversas receitas afetivas e desenvolver o interesse pela culinária.

Confira algumas receitas super fáceis – e saborosas – para você testar com a criançada!


Um clássico junino: o arroz doce!

Aproveitando as férias de julho, por que não fazer um pequeno “arraiá” em casa? As crianças podem ficar entretidas criando a decoração e ainda podem aprender uma receita super simples e deliciosa: o arroz doce!




Ingredientes:

1 xícara de chá de arroz

3 xícaras de chá de leite

2 xícaras de chá de água

⅓ de xícara de chá de açúcar

½ lata de leite condensado

1 canela em rama

3 cravos-da-índia

1 pitada de sal

Canela em pó a gosto para servir


Modo de preparo:

Primeiramente, misture o leite, a água, o sal e o açúcar. Em fogo alto, coloque o arroz. Adicione também a canela e os cravos. Você deve mexer até ferver.

Depois disso, você deve abaixar o fogo e deixar o doce cozinhar por 20 minutos. Por último, coloque o leite condensado e deixe o doce cozinhando mais 5 minutos para ficar cremoso.

Antes de colocar na geladeira, o arroz doce deve esfriar. Essa receita é super cremosa e agrada toda a família!


Receita de família: bolinho de chuva

E nos meses mais frios, um clássico da culinária é o bolinho de chuva. Uma receita que desperta boas lembranças da casa da vó, não é mesmo? O bolinho pode ser o lanchinho ideal depois de uma tarde de brincadeiras ou daquele filminho que as crianças adoram.



Ingredientes

½ xícara de chá de leite

1 colher de sopa de fermento

2 ovos

1 xícara de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar

5 bananas

Açúcar e canela para polvilhar


Modo de preparo:

Corte a banana em quadradinhos pequenos. Acrescente os ovos, o açúcar e misture bem. Depois, você deve adicionar o leite e a farinha de trigo para a massa engrossar. Acrescente o fermento e realize a fritura.

Para Lu Galdino, cozinheira do complexo, o óleo deve estar bem quente para que o bolinho frite e, depois disso, você deve deixar secar em papel toalha. Polvilhe canela e açúcar para um toque especial.


Toda criança ama: bolo de cenoura com chocolate!

Se tem um bolo que toda criança – e adulto – gosta é o de cenoura com cobertura de chocolate. É uma receita simples e muito gostosa que pode ser feita para o café da tarde, por exemplo.




Ingredientes do bolo:

3 cenouras médias (250g)

4 ovos

½ xícara de chá de óleo de milho

1 ½ xícara chá de açúcar

2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal


Preparo do bolo:

Primeiro, pegue a farinha, o sal e o fermento e peneire bem. Misture com uma colher e deixe reservado.

Depois, lave bem as cenouras, corte em pedaços pequenos e bata-as no liquidificador. Adicione o óleo. Os ovos vêm em seguida, mas ao invés de colocá-los direto no liquidificador, é interessante quebrá-los numa tigela e verificar se estão frescos.

Coloque o açúcar, bata por uns 5 minutos até essa mistura ficar bem lisinha. Depois disso, você deve acrescentar, aos poucos, a mistura seca. Bata de forma delicada. Coloque a massa na assadeira untada e espere assar – cerca de 45 minutos.


Como fazer a calda? Anote os ingredientes e o modo de preparo!


½ xícara de chá de chocolate em pó

⅓ de xícara de chá de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

⅓ de xícara de chá de água


Numa panela, adicione o chocolate, o açúcar, a água e a manteiga. Leve ao fogo alto e misture bem até ferver. Depois que a fervura começar, mexa bem por mais 3 minutos ou até a calda engrossar.


Dicas anotadas? Agora é curtir as férias com a criançada!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo