top of page

Viagens para conhecer o folclore catarinense de perto

O folclore catarinense, assim como outras manifestações folclóricas brasileiras, reúne lendas, provérbios e costumes do estado.

Uma dica de viagem é fazer um roteiro para conhecer de perto essas manifestações culturais populares e tão importantes para os catarinenses.

Confira as dicas que o Resort Ecoar preparou para você!




Folclore catarinense e as histórias de Florianópolis

O folclore catarinense é repleto de histórias de diferentes culturas. Em Florianópolis, uma delas mistura mitos indígenas com as bruxas, figuras muito populares na Europa.

Conta a lenda que o índio Peri se apaixonou por uma bruxa de nome Conceição. Eles não podiam ficar juntos, pois o amor dos dois não era bem-visto. Mas o casal mantinha a paixão com encontros nas matas.

As bruxas descobriram e amaldiçoaram Peri, por isso ele se tornaria uma lagoa de água doce. Mas o vínculo com Conceição era tamanho que a lagoa ganhou formato de coração.

Reza a lenda ainda que Conceição, de tanto chorar, transformou a lagoa de água doce em água salgada. É a Ilha de Santa Catarina.


Lendas das Pedras da Praia do Itaguaçu

Outra história folclórica de Santa Catarina é a das Pedras da Praia do Itaguaçu, em Florianópolis.

Segundo o folclore catarinense, bruxas faziam uma festa naquele local, mas não convidaram o Diabo. Enciumado e enraivecido, ele teria aparecido na praia enquanto as bruxas celebravam e, por vingança, as teria petrificado.

Ou seja, as formações rochosas do lugar seriam, na verdade, entidades místicas petrificadas.



Figura natalina no Vale do Itajaí

O folclore catarinense também tem figuras natalinas. Em Guabiruba, que fica na região do Vale do Itajaí, há um personagem natalino de nome Pelznickel, o Papai Noel do Mato.

Segundo a lenda, ele mora na mata local e fica sempre coberto de folhagem. Pelznickel usa correntes, chicotes e máscaras assustadoras para apavorar aqueles que não tiveram bom comportamento ao longo do ano. Mas ele também leva presentes para quem foi bonzinho!


Hospede-se no Resort Ecoar

No Ecoar, você se hospeda em chalés privativos com todo o conforto e tranquilidade. E fica a apenas 140 km de Florianópolis e a 30 km de Guabiruba.

Assim, você pode conhecer as lendas das cidades de pertinho, e ainda curte um visual de tirar o fôlego, fazendo uma road trip bem rapidinha para a capital catarinense e/ou para o Vale do Itajaí.

Contamos com diversas opções de lazer, como piscina com borda infinita, decks com jacuzzis aquecidas e trilhas. E os hóspedes têm à disposição um serviço de gastronomia personalizado, com o melhor da culinária catarinense.

O Resort Ecoar é a melhor opção para você recarregar as energias e ainda conhecer as principais histórias do folclore catarinense. Faça hoje mesmo a sua reserva!


627 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page